AZDIGITAL: O que você deve saber ao apontar sua antena. 06/09/2016

SATPLAY

GOSAT - GOBOX - ATACADO GAMES

TELE CS

CS SAT BRASIL

CSTVONLINE

MASTER CS

SERVIDOR DE CS.COM

SERVIDORDECS.COM

CSTVDIGITAL

ATUALIZA BR

STARCS

SERVIDORCS.TV

FREEOPEN

CHICO CS

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL

RECEBA ATUALIZAÇÕES POR EMAIL:

EQUIPE / AZDIGITALTV.COM

O que você deve saber ao apontar sua antena. 06/09/2016

16:01:00 |

 O que você deve saber ao apontar sua antena. 06/09/2016


Para muitos a fixação da antena e a passagem dos cabos até o receptor e o televisor não é tão problemático como a orientação da antena. Se for iniciar a instalação numa região densamente povoada, sempre é possível encontrar uma antena já instalada dentro de seu raio de visão que permita saber para que lado elas deva se apontar. No entanto, nas regiões isoladas o trabalho é mais difícil. Nesta matéria damos algumas explicações simples que permitem apontar uma antena.
  
Escolha do Satélite

A escolha do satélite depende da operadora contratada, os principais satélites de banda KU presentes em nosso território são:

SES6 NSS-806 (OI TV),
IntelSat 11 e 9 (SKY),
Galaxy 11 (GVT),
Amazonas 2 e 3 (VIVO e pacote antigo da OI TV)
StarOne C2 ( CLARO TV ).

Se for apenas captar sinais de a de banda C, é aconselhado apontar sua antena para o satélite StarOne C2 ou Brasilsat B4, que são considerados os melhores satélites da Banda C no Brasil, eles possuem sinal analógico e digital e também canais HD.


Apontamento

Primeiramente você deverá saber qual a posição da antena, ou seja, qual o azimute e elevação para sua cidade de acordo com o satélite desejado. Acesse aqui a ferramenta dispointer em nossa pagina e descubra o azimute a elevação e o giro do LNB.

Azimute
É o posicionamento da antena em relação a Norte (esquerda/direita). Ex.: um
azimute de 10 graus significa que a antena ficará apontada 10 graus à direita do Norte, um azimute de 350 graus significa que a antena ficará 10 graus à esquerda do Norte (360° - 350° = 10º).


O uso de uma bússola é essencial para orientação. Caso não tenha uma bússola baixe o app Bússola : Smart Compass para Android.

 Exemplo: azimute no Smart Compass com 56° em relação a Norte.

Exemplo: azimute na bússola com 60° em relação a Norte.

Elevação

É a inclinação da antena (em graus) em relação ao solo. Mexendo na elevação, você estará apontando a antena mais pra cima ou mais pra baixo, caso a antena não tenha escala de elevação podemos socorrer-nos de um Inclinómetro.


Nunca esquecer que o valor da elevação fornecida pelo DishPointer é fiel para um apontamento com antenas Focal Point, que recebe os sinais num sentido perpendicular a sua “face”.

No caso das antenas “OffSet” (ovaladas), os graus de inclinação devem ser diminuídos em torno de 20 a 26 graus, uma vez que os sinais são recebidos de forma oblíqua em relação a face da parábola, ou seja, o feixe de sinais atingem o prato num ângulo que não encontra o LNF na frente fazendo sombra.

 Exemplo: elevação OffSet 80°


Giro do LNB (LNB Skew)

Assim como a antena, o LNB varia de posição de acordo com a posição orbital dos satélites. Ele é sempre visto estando atrás da antena. Se for positivo, é o valor do ângulo que se deve girar o LNBF no sentido horário a partir da sua posição horizontal (ou zero); se negativo, no sentido anti-horário.

Observem que muitos dos LNBF‘s já possuem o ângulo zero (ângulo da horizontal) marcado no corpo do mesmo; se não possuir, posicionem a horizontal (ou zero) do LNB mantendo o terminal do cabo da antena voltado para baixo e façam uma marca de “0” bem na horizontal do corpo. Outra dica para este ângulo é que 30 graus correspondem á 5 minutos em um relógio; cuidado com o ajuste deste ângulo, ele é vital no que chamamos de Qualidade do sinal.


Ajuste Fino

Para que se possa ter uma elevação e posicionamento exato de sua antena e de forma mais rápida e prática, é necessário a utilização de um localizador de satélites. Ele facilita o apontamento de satélites, com indicação de nível de sinal direto no display e atenuação de nível de sinal.




Há diversos modelos de satfinder; seguiremos um modelo popular. O seu uso é simples, seguindo-se normalmente os seguintes passos:

1. Partir com o receptor desligado.

2. A antena deverá estar aproximadamente direcionada para o satélite.

3. Preparar um cabo de satélite com o comprimento apropriado que permita a ligação entre o Lnb e o satfinder.

cabos coaxiais: um liga ao lnb o outro liga ao receptor.

5. Ligar agora o receptor para o canal desejado.

6. Rodar o botão do satfinder para a direita (no sentido dos ponteiros do relógio), até ouvir o sinal sonoro e o ponteiro atingir o máximo da escala.

7. Atingido o sinal máximo, reduza a sensibilidade, voltando o botão um pouco para esquerda até deixar de ouvir o som ou ponteiro chegar mais ou menos ao meio da escala.

8. Mover a antena (lateralmente ou em elevação) até voltar a ouvir novamente o som e o ponteiro atingir o máximo da escala. (Se mudar a posição em qualquer direção e o sinal cair, volte à antena, isso significa que ela já estava na posição correta).

9. Repetir os passos #07 e #8 as vezes necessárias até se conseguir o máximo de sinal.
Teremos então a nossa antena sintonizada para o satélite desejado.

Gostou da postagem ? Foi ajudado ? Então ajude nosso blog a continuar crescendo e siga  nas redes sociais abaixo . Obrigado.

PESSOAL AJUDE A MANTER NOSSO SITE SEMPRE ATIVO , DOE QUALQUER VALOR , OBRIGADO !! QUE DEUS ABENÇÕE E RETRIBUA SEMPRE EM DOBRO .

DOAR COM PAY PAL

0 comentários:

Postar um comentário